quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Praia Grande-Santos

Hoje eu senti saudades de ir até à padaria de chinelo, calça jeans, cabelo preso e sem maquiagem como fiz nos últimos dias.
Saudades do café e do queijo quente. E lembrei que a dona disse: " - Boa viagem, volte aqui mais vezes ", e que esqueci de falar tchau para o mocinho que me atendia todos os dias.
Lembrei da moça que dividiu seu guarda chuva comigo na orla naquela segunda-feira chuvosa em Santos e que caminharmos juntas até a Galeria perto do Shopping até ela dizer: - " Tchau, moça ! "
Depois comecei a rir e lembrei também de um menininho que durante o trajeto Santos-Praia Grande disse: " - Você sabia que essa avenida pode explodir ? Tem gás que passa por baixo ". Justo pra mim que tenho síndrome do pânico ( risos ).
Do mocinho que me ajudou com a mala, do cara que vai todas as noites na rodoviária da Praia Grande alimentar os cachorros que ficam por lá e que valeu meu dia, minha noite. Rindo lembrei do moço ao meu lado que disse: " Não chora, porque eu já estava chorando primeiro ! Qual é o seu nome ?
E ficamos conversando(...)
Eu vi muita gentileza esses dias, não sei se é assim com todos, mas eu tenho uma certa sorte que me acompanha e uma saudades das coisas e dos lugares também.
"Nós no comboio a que chamamos a vida
Somos todos casuais uns para os outros,
E temos todos pena quando por fim desembarcamos..."
Saí do comboio,
Disse adeus ao companheiro de viagem
Tínhamos estado dezoito horas juntos..
A conversa agradável
A fraternidade da viagem.
Tive pena de sair do comboio, de o deixar.
Amigo casual cujo nome nunca soube.
Meus olhos, senti-os, marejaram-se de lágrimas...
Toda despedida é uma morte...
Sim toda despedida é uma morte.
Nós no comboio a que chamamos a vida
Somos todos casuais uns para os outros,
E temos todos pena quando por fim desembarcamos.
Tudo que é humano me comove porque sou homem.
Tudo me comove porque tenho,
Não uma semelhança com ideias ou doutrinas,
Mas a vasta fraternidade com a humanidade verdadeira.
A criada que saiu com pena
A chorar de saudade
Da casa onde a não tratavam muito bem...
Tudo isso é no meu coração a morte e a tristeza do mundo.
Tudo isso vive, porque morre, dentro do meu coração.
E o meu coração é um pouco maior que o universo inteiro.
[Álvaro de Campos - Livro de Versos . Fernando Pessoa]
Emoticon heart

Sem comentários:

Enviar um comentário